quinta-feira, 28 de abril de 2011

Víbora rinoceronte



   A Víbora rinoceronte ou Bitis nasicornis (nome científico) pode viver até 15 anos na natureza.É um réptil noturno.As fêmeas podem chegar até 1,8 metros.Pequenas doses do poderoso veneno destroem o sangue das vítimas, levando a uma morte certeira.Atacando o sistema circulatório, o veneno causa hemorragia interna, decomposição de tecidos e falha dos órgãos.A cobra pode parecer preguiçosa, mas a Víbora rinoceronte ataca os inimigos no estalar de um chicote.Enrolada como uma mola, ela se lança a uma distância de quase metade do seu corpo para atingir a presa; muito mais longe do que imagina.Alimenta-se de pequenos mamíferos, pássaros, lagartos, rãs e peixes.Ela prefere terrenos úmidos, próximos a riachos, rios, lagos e pântanos e, apesar de conseguir escalar, passa a maior parte da vida no solo.

5 comentários:

  1. Olá Júlia
    Fiquei curiosa para ver seu blog porque li a chamada na Folhinha.
    Achei que valeu a pena pois está bem elaborado; parabéns!
    Essa víbora rinoceronte,que achei lindíssima, nunca tinha visto nada sobre ela. Vou querer até ler mais sobre ela.
    Um forte abraço
    Lilia

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito obrigada!Que bom que gostou da Víbora Rinoceronte, ela é muito linda mesmo!

    Abraços
    Julia

    ResponderExcluir
  3. Olá Júlia,
    tenho 10 anos e li seu artigo na revista Nosso Amiguinho, achei muito legal seu interesse pelos répteis. A maioria das pessoas acham que répteis são animais feios e "pegajosos".
    Parabéns pelo seu blog, ele é 10!!!

    Abraços

    Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Como Biólogo, te desejo boa sorte em sua escolha. Os anfíbios e répteis - alvos de estudo da Herpetologia - são muito incompreendidos e acabam sendo mortos simplesmente por sua aparência ou medo das pessoas. Cabe a nós mudarmos isso.

    ResponderExcluir