sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sucururu do Pantanal



    A Sucururu do Pantanal ou Hydrodinastes gigas (nome científico) pertence a família Colubridae.Este réptil vive no Brasil e pode viver cerca de 20 anos.
    Apresentam um bonito corbo castanho-amarelado, com manchas negras e uma faixa negra atrás dos olhos.Pode chegae aos 2,5 metros de comprimento e quando ameaçada, achata a região do "pescoço", desferindo botes que parecem ameaçadores.Podem fazer posturas de até 36 ovos.
     Os filhotes nascem com aproximadamente 20cm de comprimento e 40g, e não podem ser mantidos em grupo, pois um pode tentar atacar o outro. Durante a caçada, que inclui animais como peixes, rãs e pequenos roedores, pode apresentar uma tática bastante curiosa: usa a ponta da cauda para cutucar rãs escondidas dentro d’água, assim quando saltam, são capturadas e engolidas.
     Outra especialidade desta espécie é apresentar um dente diferenciado na parte superior da boca, que é utilizado para furar os pulmões dos anfíbios, já que a defesa destes animais é inflar para se mostrar maior. Com isto torna-se mais fácil para engolir a presa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário