quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Lagarto de língua azul



   O Lagarto de língua azul ou Tiliqua scincoides(nome científico) é da família Scincidae.Vive no Norte e Leste da Australia, normalmente em campos e regiões semi-desérticas.Pode viver até 20 anos.
    Sua língua azul serve como defesa de ameaças de predadores como aves de rapina e grandes serpentes, pois quando ameaçado abre a boca mostrando sua língua colorida, e como na natureza cores fortes quase sempre representam perigo, os predadores podem sentir-se acuados.Mas caso esta estratégia não funcione ele também possui uma mordida bastante forte.
   Se alimentam de frutas, legumes, verduras e  pequenos vertebrados e invertebrados, utilizam sua potente mordida para quebrar conchas de caracóis e outros insetos com exoesqueleto resistente.
    Estes répteis são diurnos e terrestres, com grande habilidade para subir em árvores, apesar de terem pernas bem curtas.Por apresentar esta característica, não é considerado um exímio corredor, mais caso precise ser rápido, junta seus membros ao corpo e desliza com movimentos laterais como se fosse uma serpente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário