segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Camaleão brasileiro


 

   O Camaleão brasileiro ou Enyalius iheringii é da família Polychrotidae.Ele mede cerca de 30 cm e pesa 1 kg.Muda de cor como todos os outros camaleões.
   Este réptil pode viver até aproximadamente 10 anos.Dorme suspenso sobre os galhos ou ramos secos enroscados ou bromélias, onde ás vezes se refugia entre as folhas secas, na parte inferior da planta.
   Fica a espreita de insetos e outros vertebrados; nos troncos costuma capturar muitas cigarras, que demora um pouco para engolir(5 a 10 min).
   Ele vive na Mata Atlântica, tem habitos diurnos, vive tanto no chão, sobre a camada de folhas secas, como nos troncos (geralmente numa altura não superior a 2,5m) e galhos baixos das árvores e arbustos, sempre imóvel e muito bem camuflado-quando está no chão, costuma dar um disparo, buscando refúgio.

6 comentários:

  1. Tenho fotos de um camaleão do cerrado. Como faço prá enviar e vcs. me ajudarem a identificá-lo.

    Eduardo Gomes - Montes Claros MG
    eduardogassis@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. estou com um filhote de camaleao brasileiro…mas ele e mto pequeno…nao consigo dar comida p ele…tento dar carne,banana,insetos …mas ele nao com nd…queria saber a forma correta de dar comida a ele…ha dois dias ele nao abre os olhos de jeito nenhum…quero saber se tem uma explicacao p isso…

    ResponderExcluir

  3. Amigo, eu tenho um exemplar do Enyalius iheringii, e eu compro, aqui em Curitiba, grilos (os menores) e uma larva de besouro chamada "tenébrio". Dá pra comprar pela internet os dois. Também tem uma larva que se compra em lojas de pesca, que se chama "bicho do pão" que é muito parecida com os tenébrios, e o meu gosta muito. E não adianta, tem que ser bicho vivo, se não ele não come

    ResponderExcluir
  4. Distribuição e habitat

    Quanto ao habitat, a maior parte dos camaleões vive na África e em Madagascar,[carece de fontes] embora algumas espécies também sejam encontradas em Portugal, em Espanha, Sri Lanka, Índia e até na Ásia Menor. Diferentes espécies habitam diferentes ambientes, como montanhas, florestas pluviais, savanas e às vezes desertos e estepes. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos sectores mediterrânicos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas.
    Os camaleões habitam, em sua maior parte, árvores. Mas também são achados em alguns arbustos, e algumas espécies vivem no chão, por baixo de folhas. Podem passar de uma árvore a outra graças à sua cauda preênsil e aos pés em forma de pinças.
    Na Amazônia e na Região Nordeste do Brasil, o lagarto conhecido como iguana (Iguana iguana) é por vezes chamado de camaleão, embora pertença a uma família diferente (família Iguanidae). A espécie também é conhecida localmente como sinimbu. A iguana não sofre pressão de caça intensa, principalmente pela falta de tradição como alternativa alimentícia pelas comunidades rurais. No entanto, existem relatos de consumos de ovos por algumas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Pratos feitos com o animal também são ocasionalmente preparados pelos nativos.

    obs: Nao sei se deu pra captar mas no brasil nao tem camaleao...!

    ResponderExcluir
  5. posso ter um desse? legalizado é claro

    ResponderExcluir
  6. +++ Mandar no email pff micaelbianchi_@hotmail.com

    ResponderExcluir